Dialogismo é o que Mikhail Bakhtin define como o processo de interação entre textos que ocorre na polifonia; tanto na escrita como na leitura, o texto não é visto isoladamente, mas sim correlacionado com outros discursos similares e/ou próximos. Em retórica, por exemplo, é mister incluir no discurso argumentos antagônicos para poder refutá-los.
Dialogismo se da à partir da noção de recepção/compreensão de uma enunciação o qual constitui um território comum entre o locutor e o locutário. Pode se dizer que os interlocutores ao colocarem a linguagem em relação frente um a outro produzem um movimento dialógico.
Segundo Bakhtin, o diálogo pode ser definido como "toda comunicação verbal, de qualquer tipo que seja". A palavra chave da linguística bakhtiniana é diálogo.
(Carmem)
Muito bem!
ResponderExcluirA palavra polifonia caracteriza mesmo um certo tipo de texto, aquele em que o dialogismo se deixa ver, aquele em que são percebidas muitas vozes no seu interior.
É como diz o próprio Bakhtin (1981):"[...] nenhum enunciado, em geral, pode ser atribuído apenas ao locutor: ele é produto da interação dos interlocutores, produto de toda a situação social complexa em que ele surgiu".